• Ginger Yoga

Andar ao "sabor do vento das emoções"?

Atualizado: 15 de abr. de 2021




Sol, chuva. Chuva, sol. Fresco, quentinho. Quentinho, fresquinho. 🤷🏽‍♀️ A sazonalidade faz parte, convém compreendê-la e aceitá-la. Já o rodopio constante que as emoções podem provocar, podemos aprender a olhar para elas, observar, criar espaço e transformar hábitos.


Na impermanência dos dias, a nossa mente também parece flutuar. Andar ao "sabor das emoções" desgasta-nos profundamente. Compreender a natureza da mente, do biótipo de cada um/a e aprender a gerir este enorme corpo-emocional, também com as ferramentas de programas de Mindfulness e MBCT (Mindfulness Based-Cognitive Therapy), sem descurar a visão e abordagem terapêutica e ayurvédica que abraçamos.

🔺Distinguindo-as [ferramentas] bem do propósito da meditação na tradição, conhecer e aprender a usá-las, seja em contexto particular e/ou empresarial, só nós devolve benefícios como por ex.:

- redução de stress e ansiedade,

- regulação e gestão emocional,

- aprimoramento da capacidade de foco, discernimento e atenção plena, maior atenção,

- desenvoltura da capacidade empática,

- aumento de bem-estar

São programas e sessões (particular e/ou de grupo/empresarial) teórico-praticos, orientados ao bem-estar, conhecendo as ferramentas e competências intra e inter-pessoais para mecanismos de criação de hábito, acima de tudo, de uma prática regular e coerente, e algumas práticas de suporte específico como,

- body-scan,

- respiração e exércitos 'breath-work' e pranayama mediante o Hatha yoga e Ayurveda ,

- mini práticas/sequências de yogasana restaurativas,

- pranayama para ansiedade e stress *

> Sessões particulares e/ou programas de 8 semanas (ou a definir em contexto empresarial).


* Nota: Qualquer exercício ancorado na respiração e que interfira com padrões respiratórios naturais altera e manifesta-se, naturalmente, no sistema nervoso, logo, deve ser orientado por terapeutas/professores qualificados, e em quem tenhamos confiança.



Filipa Mora é terapeuta Ayurveda e formadora certificada em programas de Mindfulness (MBCT), Coaching em intervenção social, e gestão de inteligência emocional, trabalhando com vários públicos e contextos, crianças, adolescentes e adultos, em situação vulnerável, desde 2010.



  • Ginger Yoga
  • Ginger Yoga
  • Ginger Yoga