QUEM SOMOS

O GingerYoga é um projecto e espaço de Yoga e Ayurveda, de desenvolvimento e nutrimento intrapessoal, que visa a saúde e bem-estar integral, no âmbito particular e/ou em grupo.

 

Somos a Filipa Mora e o Pedro Almeida. Partilhamos a vocação no Yoga e no Ayurveda, ainda que com percursos académicos tão diferentes (e de personalidade!). As nossas competências complementam-se e trabalhamos as valências necessárias para o nutrimento pessoal e bem-estar integral, por um mundo mais compassivo.

 

Abraçamos o Yoga há vários anos e, em 2013, materializamos esta vontade, forma de estar e viver, num espaço físico que começou em plena baixa do Porto, nos Aliados em 2019 arriscarmos abrir outro espaço do Ginger, na zona de Pinheiro Manso, onde nos dedicamos, maioritariamente às aulas, formações/workshops e algumas das terapias.

 

 

Com um estilo de vida que cultivamos na demanda urbana da cidade, com ritmos tão exigentes, acreditamos que todos podemos aprender a conhecermo-nos; a respeitar os ritmos naturais do nosso corpo, os padrões e tendências da mente e personalidade e, desta forma, adaptar as práticas e rotinas, minimizando e libertando-nos do sofrimento (também psicossomatizado), criando espaço e estabilidade, internamente.

Haverá maior conforto do que estarmos confortáveis com quem somos?

simblo ginger.png
LY0A2326_2.jpg

PEDRO ALMEIDA

  • Pedro almeida
  • Grey Instagram Icon

Sou terapeuta Ayurveda e professor de Yoga, com uma paixão por fenómenos naturais e humanos.

Após alguns anos trabalhar em Geografia - Ordenamento do Território, decidi seguir a minha vocação. Através do Yoga e Ayurveda, o meu objectivo é melhorar o sentido de bem-estar das pessoas, ajudando-as a criar e a inserir nas suas rotinas práticas que as ajudem no alívio das suas tensões físicas e mentais.

Co-fundei o Ginger Yoga – projecto e espaço que começou nos Aliados e continua em Pinheiro Manso – dedicado à saúde e bem-estar integral, de desenvolvimento e nutrimento intrapessoal, onde trabalho com variados perfis, inclusive seniores, aplicando princípios e técnicas do Yoga e Ayurveda.

O meu foco é o estudo continuado e a aplicação dos princípios e técnicas do Yoga e Ayurveda nas necessidades do dia a dia, de forma harmoniosa.

A abordagem que utilizo é marcada pela forma terapêutica e restaurativa com que desenvolvo o meu trabalho, seja numa consulta de diagnóstico de terapia ayurveda, numa massagem ou num projecto de intervenção com crianças com necessidades especiais.

Com quem pratico e estudo?

Estudo e pratico Hatha Yoga, há mais de uma década, com vários professores como Catarina Mota, Paulo Vieira, Bruno Teixeira, Tomas Zorzo, Ana Sereno e Miguel Homem, com quem também pratico Ashtanga Vinyasa Yoga e aprofundo semanalmente os estudos em Vedanta. Pratico canto védico com Daniela Mota, Simona Apsar e estudo, sempre que possível com alguns professores da tradição védica.

Sou terapeuta Ayurveda, certificado pela Associação Satyananda (em parceira com a Asho and Shivaniclinic – Ayurveda Clinic and Training Center - Índia).

Estudei com Achyuta Veda, Sérgio Lucena e Filipe Ramos. Colaborei com alguns health clubs, como Breathe, Holmes Place, Solinca e Go Gym. Estudei e pratiquei Animal Flow com Rafa Diez, em Barcelona, um método que privilegia o movimento em prol da mobilidade, agilidade e saúde.

Conheci e vivenciei o Axys Sillabus, rede internacional de investigação de movimento, com Diana Thielen e o Body-Mind Centering (BMC ®) com Ayelet Yekutiel, participando em residências multicuturais, em Ponderosa - international art space - perto de Berlim, Alemanha, regressando sempre que possível.

Nasci em 1981, no Porto. Adoro a praia e o campo, as práticas de Yoga e sorrisos genuínos. Mediador, metódico e assertivo, é pela transparência e clareza que mapeio a geografia e harmonia das relações humanas. Gosto de continuar a aprender e de poder partilhar o prazer na disciplina, em prol do equilíbrio.

LY0A1588_2.jpg
padrao_gingeryoga%20copiar-1_edited.jpg
filipa mora.PNG
  • Filipa Mora
  • Filipa mora

FILIPA MORA 

I'll help you with ayurveda and yoga therapy, somatics, communication and poetry.

Sou criativa e terapeuta. Respiro as práticas contemplativas e o movimento consciente. O universo escuta a quietude do movimento, e assim nós, seres humanos também. Tudo flui: o corpo-mente e o coração. Ajudo neste processo de auto-(re)descoberta, em harmonia com a nossa natureza e biótipo, com as ferramentas da Comunicação, e do Ayurveda, Yoga e Somatics.

Oriento aulas, formação, cursos, oficinas criativas para variados públicos, de miúdos a graúdos, onde o silêncio, a palavra, o som e o corpo são os veículos para o auto-desenvolvimento. Integro projectos e abraço pessoas que se co-inspirem, enquanto agentes da nossa própria transformação, sendo a cultura e a manifestação pelas artes, a extensão da expressão humana. Cuido de pessoas e animais com amor (human and petsitting).

Faço consultoria em comunicação e práticas para o bem-estar,

crio e implemento programas de empoderamento intra e interpessoal, com vista o bem-estar, a produtividade e a optimização. #lessismore

Observo, crio e conto conteúdos, estórias e poesia para quem aprecia o tempo - e para quem gosta de o cultivar. Partilho, em vários formatos, o conhecimento que cultivo e vivencio, seja ao vivo e a cores, em artigos e crónicas, formações ou podcasts, de livre acesso online. Gosto de sotaques e de trabalhar para a inclusão de sorrisos. Acima de tudo, o sorriso de quem reconhece o conforto e a dignidade de estarmos confortáveis com quem somos. 

Curiosidade por mais detalhes? Continua a ler... :) 

Desde 2010...nos bastidores e no terreno:

 

Geri a área formativa em projetos de empoderamento e capacitação psicossocial com populações vulneráveis, em situação de sem-abrigo, dos mais jovens aos graúdos, nas áreas da cultura e exclusão social. Colaborei com várias entidades e projectos, com a premissa da educação e integração, com crianças e/ou adultos. Coordenei bolsas de voluntariado, realizei documentários e criei serviços educativos inspirados em metodologias de educação não-formal, nos projectos que abracei. formei voluntários, profissionais e público iliterado.

 

Fui criadora e produtora de conteúdos, jornalista, locutora e autora em vários meios. Escrevo histórias e poesia desde que me recordo de aprender a fazê-lo. Gosto de inspirar e ser inspirada.

Em 2013, co-fundei o Ginger Yoga –  onde trabalhamos com variados perfis, no âmbito de grupo, particulares e Empresas - aplicando princípios e técnicas do Yoga e Ayurveda, tendo particular interesse pela nutrição, diagnóstico e psicologia ayurvédicas.

Sou terapeuta Ayurveda, certificada pela Associação Satyananda (em parceria com a Asho and Shivaniclinic – Ayurveda Clinic and Traning Center – Índia), tendo estudado com Achyuta Veda e Sérgio Lucena.

Quem me inspira e com quem estudei/estudo?

Catarina Mota, Esther Ekhart, Irina Verwer, Paulo Vieira, Bruno Teixeira, Miguel Homem, Cláudia Villadelprat, Patrizia Collard, Simão Monteiro, Pedro Kupfer, Tomas Zorzo. Aprofundo os estudos de Vedanta, sânscrito e canto védico com Miguel Homem, Daniela Mota, Simona Apsara, Sonia Novaes e a maravilhosa profª Glória Arieira. Na Índia, tive o privilégio de conhecer, praticar e fruir dos ensinamentos do prof. Br. Rudra Dev Gowda (discípulo directo de B.K.S.Iyengar) e do prof. Surinder. Na cultura védica, tive a benção de conhecer e escutar o Swami Satswarupananda, em Rishikesh e, em Chennai, o incrível Swami Paramarthananda.

 

Obtive a certificação internacional em Animal Flow®, em Barcelona, tendo Rafa Diez, como prof. Vivenciei a técnica gaga com Noam Eidelman Shatil, experimentei a abordagem Body-Mind Centering (BMC ®) com Ayelet Yekutiel e alimento o estudo na rede Axis Syllabus com Frey Faust e Diana Thielen, participando em residências artísticas, seja em Portugal ou fora, sempre que possível.

Comecei o Teacher Training do MBCT (Mindfulness-Based Cognitive Therapy) e tive formação contínua variada em Psicologia Positiva, Mindfulness, Teatro do Oprimido. 

 

Abraço árvores, animais, e todos os seres que me inspirem e acreditem em magia. Adoro juntar pessoas e ideias e de integrar o que acredito fazer sentido, genuinamente, por um mundo consciente e compassivo. Gosto de viajar, observar e contemplar; de escrever e de poesia, adoro sotaques e de trabalhar para a inclusão de sorrisos. Cultivo a serendipidade. Nasci em 1985, na cidade dos 5 F's, e vivo no Porto. 

  • Ginger Yoga
  • Ginger Yoga
  • Ginger Yoga