top of page
  • Foto do escritorGinger Yoga

aprendizagem cinestésica e mobilidade

Atualizado: 14 de abr. de 2021



Com as crianças e adolescentes, a aprendizagem cinestésica através de variadas metodologias sempre teve efeitos deveras impressionantes. Com os adultos, também, mas temos um desafio bem maior à frente: desligar de todos os conceitos já apreendidos e tiques e vícios de corpo de vários anos de repetições e outras experiências q, agora, nos condicionam, uma vez que precisamos de reeducar não só a nossa postura corporal, como a abordagem que temos perante o que precisamos. Acolher e desenvolver a proprioceptividade, na tomada de atenção, com a respiração sempre como maestra na consciencialização do sentido espacial do corpo, reforçando a rede neuronal com estímulos variados e adequados, inclusive a cada perfil.

A mobilidade que, outrora, conhecemos foi-se perdendo e como indivíduos se, por um lado conhecemos imensas ferramentas de reforço muscular, por outro, a mobilidade e ângulos de acção de movimento foram enfraquecidos, ao longo do tempo, quer pelo sedentarismo que a própria locomoção sofreu, nestas últimas décadas, quer pela maioria de respostas de repetição mecânica sugeridas por um modelo repetido e cansado do próprio fitness, ainda perpetuado insistentemente, de forma desproporcional às necessidades integrais da pessoa. Temos corpos, aparentemente, fortes mas pouco flexíveis e com pouca mobilidade, ou muito móveis e com pouco reforço muscular, perdendo estabilidade articular.


Enquanto terapeutas Ayurveda, acresce ainda a intenção da actividade física na integração na rotina (dinacharya), pelo que mediante os biótipos e doshas e altura do ano, cada um/a precisará de estímulos e desportos / actividade física diferenciados.


Além das práticas de Hatha Yoga, adequadas às necessidades de cada biótipo, metodologias como o Pilates (flow, c/cadeira, terapêutico) e Animal Flow®* trabalham bastante bem a mobilidade e agilidade, sendo alguns dos seus benefícios:


- aumento de força e resistência, flexibilidade,

- desenvolvimento da proprioceptividade,

- coordenação e agilidade,

- reforço da mobilidade articular,

- estimula a oxigenação do sangue,

- redução e eliminação natural de toxinas,

- realinhamento corporal, através da própria compreensão do corpo e reajuste para o bem-estar,

- alívio de dores crónicas,

- aumento da resposta neuronal, desenvoltura da concentração, consciência neuromuscular,

- desenvolve e melhora a neuroplasticidade.


* Animal Flow ® é um método e um programa inovador de mobilidade e movimento, muito baseado em movimentos primários de chão e com particular foco em acessos a cadeias primárias de movimento. Inspirado, quer nas transições de artes marciais, yogasana, dança e capoeira, que combina uma vasta série de exercícios e movimentos primários agrupados em seis componentes (activações, formas de alongamento específicas, formas fluídas, voltas e transições, flow), cada uma delas desenhada para desenvolver e atingir resultados específicos. O processo é divertido, acima de tudo, desafiando de forma multidisciplinar a relação com o corpo, permitindo um movimento mais consciente e fluído.


Filipa Mora

  • Ginger Yoga
  • Ginger Yoga
  • Ginger Yoga
bottom of page