top of page
  • Foto do escritorGinger Yoga

Porquê fazer uma consulta Ayurvédica?

Atualizado: 14 de abr. de 2021

O Ayurveda é a ciência da vida ou o conhecimento da vida, que assenta os seus pressupostos na cultura védica, originária da Índia. A sua origem milenar faz com que seja difícil atribuir uma data certa para o seu surgimento.

Na sua génese, o propósito de eliminar o sofrimento de todos os seres, sendo que, para servir esse propósito indaga sobre a origem causas do sofrimento, assim como, dos processo que conduzem a diversos mal-estares físicos e mentais, ou seja, estados e modos de vida que criam as condições para que com o arrastar dos anos, tensões e conflitos internos culminem num estado de doença.


O conhecimento de si mesmo e dos ciclos naturais da vida, é o ponto de partida e um factor crucial, para podermos conceber e aplicar qualquer modelo ou estratégia para vivermos de forma harmónica, conciliando a nossa natureza com as circunstâncias onde toma lugar a nossa vida.



Somos todos feitos da mesma matéria elementar, mas a forma como essa matéria se combina e organiza é singular a cada indivíduo, por isso é muito importante conhecermos o funcionamento do nosso metabolismo basal, bem como as tendências da nossa psique. Com base num diagnóstico que avalia a constituição original do indivíduo, cruzamos essa informação com a avaliação do estado actual das suas funções orgânicas, para a partir daí construir um plano de acção, onde se integram as diferentes esferas da nossa existência, desde o aspecto físico e orgânico, o estado da mente e também a vertente espiritual, resultando numa abordagem plena.


Desintoxicar o organismo e ajustar a dieta ao nosso estado actual é fundamental. Para o Ayurveda não somos o comemos, mas sim aquilo que digerimos. Para uma boa digestão e alimentação é necessário escolher os alimentos mais adequados à condição do momento, prepará-los de forma apropriada e consumi-los da maneira correta, para o organismo processar e integrar os alimentos criando energia e reservas, eliminando no final única e exclusivamente o que está a mais na medida certa. Antes de começar qualquer ajuste na dieta recomenda-se um processo de desintoxicação do trato gastrointestinal com o propósito de limpar o terreno onde iremos cultivar a vitalidade e o bem-estar através de uma alimentação saudavelmente ajustada às nossas especificidades.

A rotina diária, pilar dos pilares do Ayurveda, serve para incluir e ritmar tarefas e compromissos do dia-a-dia, por forma a proteger e alimentar o organismo.


O Yoga é a "ciência irmã" do Ayurveda, afirmando-se como o estilo de vida proposto por este último. Recorrendo a posturas físicas praticadas de forma consciente (āsanas) e a práticas respiratórias para expandir a bioenergia (prāṇāyāma)

. Assim trazemos vitalidade ao corpo e clareza à mente, atributos que permitem religarmo-nos com a nossa essência, a qual não é condicionada, nem pelos limites do nosso corpo físico, nem da nossa personalidade. Esse é o propósito destas práticas. No caminho das práticas o corpo liberta-se, a mente pacifica-se e a consciência expande.



A componente devocional é outro aspecto fundamental do Ayurveda. A natureza é um sistema organizado de forma inteligente e quando estamos em harmonia com essa ordem as nossas emoções, intelecto e espírito reconciliam os nossos conflitos interiores. Afinando as nossas acções, sentimentos e valores num mesmo tom o nosso ser ganha a coesão necessária para uma vida intensa e feliz onde a felicidade interior transborda para uma vida que valha a pena ser vivida em conjunto com os demais. O canto de mantras e sons primordiais servem o propósito de dissolver os conflitos emocionais inerentes à nossa existência.


Mais que uma abordagem orientada ao sintoma, o Ayurveda é sistemático e integrativo. Propõe um estilo de vida ritmado e moderado de acordo com a natureza de cada um, e ao mesmo tempo harmonizado com os ciclos da natureza. Através desta arte de viver procuramos que essa plenitude, que é o nosso estado original, se possa manifestar e acrescentar vida aos nossos anos, independentemente dos nossos anos de vida.



Pedro Almeida

Novembro 2020

  • Ginger Yoga
  • Ginger Yoga
  • Ginger Yoga
bottom of page